a importancia d a leitura na educação infantil
Maria Suely Pereira
Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD)
RESUMO
O presente artigo pretendeu salientar a importância da literatura infantil nas séries iniciais. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.
Palavras Chaves: Literatura infantil; Interação; Prática Pedagógica.
INTRODUÇÃO
A literatura infantil surgiu a partir do século XVII, quando da reorganização do ensino e da fundação do sistema educacional burguês. A partir daí, foram criados e preparados livros especialmente para crianças, com intuito pedagógico, utilizados como instrumento de apoio ao ensino, cuja preparação levou em consideração os valores e as crenças da época, com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa que se estabelecia (CORREIA E OLIVEIRA, 2005; AZEVEDO, 2005).
Porém, aproximar a leitura das crianças em fase de alfabetização, não pressupõe, necessariamente, um problema de decodificação, mas sim, pressupõe, antes aproximá-las de algo que elas, na sua maioria, já conhecem, que lhes proporciona em geral experiências divertidas e gratificantes e que fazem parte de sua vida.
O uso do livro em sala de aula,