A Importancia dos Alunos Visitarem Espaços Culturais
A importância dos alunos visitarem Espaços Culturais
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida, de forma marcante positivamente falando e também significativa. Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um aluno deve ter, das questões de cidadania, de conhecimentos além das matérias da grade escolar e da cultura de cada um.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de suprir as necessidades da educação. Para fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática, que serão aproveitados em sala de aula.
O importante é a professora se organizar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando importância ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a proposta da visita com as vivencias dos alunos e os possíveis temas que serão trabalhados em sala de aula. A professora deve pensar nas intenções do educar dentro do ambiente escolar, o que quer desenvolver, onde pretende chegar, que tipo de formação almeja para seus alunos.
Levar essas discussões para a sala de aula é uma forma de conscientizar os alunos do processo educativo que estarão sujeitos, dando um direcionamento para os mesmos do trabalho que será feito após visitarem o museu, e dos objetivos que serão alcançados. Perguntas como o que tem num museu, que aspectos podem ser observados, qual a importância dos mesmos para a formação, como era a época vivida, enfim muitas informações podem e devem ser aproveitadas.
Os alunos devem participar das discussões, levantarem as primeiras pesquisas, montar cartazes sobre os temas, fazerem uma prévia de conhecimentos sobre a visita, a fim de orientá-los, prepará-los para o passeio e aguçar a curiosidade