A importancia do vinho do Porto para o mundo.
O Vinho do Porto é conhecido internacionalmente como o néctar dos deuses. O seu paladar suave, encorpado e doce é a bebida escolhida para apadrinhar as mais diversas comemorações, o vinho é natural e fortificado
2- Principais vinhos produzidos na regiao:
Porto Branco: O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas a qual durante o processo de fermentação não há contacto das castas com o mosto, e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho. É um vinho jovem e sao o unico vinho do Porto caracterizado pela sua doçura. vinhos branco secos ( porem, incialmente doce), meios-secos e doces.
Porto Ruby: Vinho tinto, envelhecido em balseiros, tendo contato com a madeira, que conserva por mais tempo sua característica inicial, por sua baixa oxidação, possui sabores,aromas de frutas vermelhas e tem características de vinhos jovens.
Porto Tawny: Os Tawny são também vinhos tintos, feitos aliás das mesmas uvas que os Ruby, mas que apenas envelhecem dois a três anos nos balseiros, passando depois para as pipas de 550 litros. Estas permitem um mais elevado contacto do vinho com a madeira e daí com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Categorias Especiais:
O vinho do Porto que envelhece até três anos é considerado standard. Todos os outros vinhos que fiquem mais tempo a envelhecer na madeira pertencem a categorias especiais, estes sao:
Porto Ruby Reserva: Encorpados, ricos e de tons vermelho rubi escuros, estes vinhos frequentemente resultam de uma selecção dos melhores vinhos do Porto de cada ano, combinados para criar um vinho jovem, poderoso, frutado e intenso e, no entanto, redondo e versátil.
Porto Late Bottled Vintage (LBV): É um Porto Ruby de um só