A importancia do vegetais
Desenvolvimento
É a fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu alimento, que faz com que elas absorvam a energia proveniente do Sol, estabelecendo todos os ciclos de vida no nosso planeta, tanto de vegetais, como de animais. É a fotossíntese que garante a purificação do ar. Além disso, as plantas são importantes por vários outros motivos. Na alimentação, constituem fontes de vitaminas essenciais ao nosso organismo. Na medicina, são utilizadas no preparo de remédios e, na indústria, na fabricação de borracha, papel, móveis, tecidos, ceras, óleos, entre tantos outros produtos.
Os vegetais na alimentação Os vegetais devem ser consumidos na nossa alimentação diária. Com eles podemos ter tudo o que o organismo precisa para se nutrir: proteínas, carbonatos, lipídicos, vitaminas e sais minerais.
Fontes e proteínas As leguminosas são uma das principais fontes de proteínas vegetais. O feijão, a soja. A ervilha e o grão-de-bico são muito ricos em proteínas. As proteínas são indispensáveis ao crescimento e à reparação dos órgãos. Por isso, elas são consideradas alimentos plásticos ou estruturais.
Fontes de carboidratos Carboidratos são alimentos que fornecem energia para o funcionamento do organismo. Por isso, eles são chamados de alimentos energéticos. O amido, a sacarose, a glicose e a frutose são tipos de carboidratos. * Amido – é encontrado na batatinha, na mandioca, nos grãos de milho, trigo e arroz, entre outras fontes. * Sacarose – extraída da cana-de-açúcar, é os açúcares que usamos para adoçar sucos, café, etc. * Glicose – é um açúcar encontrado em frutos diversos. * Frutose – também é encontrada em frutos diversos.
Fontes de lipídios : Entre os lipídios,