A importancia do significado na educação
Cristina Cabral Fernández
Prof. Felipe André Rito Rodrigues Aco
Centro Universitário Metodista IPA
Licenciatura em Música - Metacognição Para a Aprendizagem
17.05.2013
RESUMO
Este Paper tem como objetivo instigar a reflexão sobre a importância do “significado” para o aprendizado. Este estudo evidencia a necessidade de um novo olhar para a educação e suas formas de avaliação, reformulando conceitos, para a formação de pessoas mais conscientes e reflexivas.
Palavras- chave: Educação, significado, escola.
Durante décadas vemos se repetir um modelo de educação escolar em que, divididos os conteúdos estabelecidos como importantes para serem “aprendidos” durante os anos de escola, são emitidos aos alunos e cobrados sua memorização como forma de avaliação sobre seu conhecimento. Este modelo vem cada vez mais sendo questionado em função do notado desinteresse dos alunos nas aulas e baixo nível de conhecimento pragmático.
Mas como pedir aos alunos que desenvolvam interesse por conteúdos e formas de ensino que estão cada vez mais distantes de sua realidade? Por aulas que emitem respostas a perguntas que nem sequer foram feitas e, que não instigam a reflexão nem do que é aprendido, como do porquê se está aprendendo determinado conteúdo? Assim o aluno restringe-se a decorar e reproduzir, sem que este conteúdo tenha um significado, associado as suas vivências.
“Aprender é muitíssimo mais que mais do que memorizar algo pronto. Aprender é organizar dados de situações provocantes numa faina grupal carregada de sentido e gosto. (Ester Grossi. P.114)
Esta ausência de significado faz com que este conteúdo seja “deletado” logo após tenha cumprido sua função de demonstrar que foi memorizado, e essa metodologia estende-se à partir das provas da escola, passando pelos exames de vestibular até mesmo nos concursos públicos.
Este tipo de ensino e avaliação além de não conseguir demonstrar o real conhecimento