A importancia do psicologo no ambiente escolar
A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Eduardo Tavares dos Reis
Profª Flávia Santos da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0195) – Psicologia da Educação
03/12/12
RESUMO
Este artigo discute a importância do psicólogo na escola. Sua efetividade como clínico e educador. Na medida em que se sugere como metodologia de pesquisa a intervenção do psicólogo na área educacional e clínica, ficam em destaque as principais diferenças dessas áreas de atuação. Além disso, considerando a complexidade do ambiente escolar, será apresentada uma abordagem em que a ação do psicólogo esteja voltada à preparação do professor.
Palavras-chave: Psicologia escolar. Escuta e senso clínico. Dificuldade aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo pretende mostrar, de uma maneira objetiva e sintetizada, de que maneira o psicólogo deve atuar na intervenção escolar. Oferecer ao professor um suporte psicológico através da escuta clínica. O trabalho em conjunto com o professor e que resultados esta parceria pode modificar positivamente no resultado final. Desenvolver no professor uma visão mais ampla e efetiva, no que diz respeito à psicologia clínica. Serão os temas abordados neste estudo.
2 A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR
O psicólogo na escola nos moldes atuais, trabalha com os professores e demais educadores nas suas questões emocionais, e em grupos operativos, trabalha no desenvolvimento de técnicas educativas mais próximas à realidade cultural da comunidade, trabalha na promoção da saúde mental de alunos, pais e professores; orienta pais sobre limites e formas de estudo complementar em casa.
Também atuam na orientação sexual, nas situações conflituosas, e na tentativa de tornar a convivência saudável no ambiente escolar em todas as suas dimensões.
Na ótica de Souza (2003), os psicólogos educacionais desenvolvem seu trabalho de forma a tornar o processo de