A importancia do descarte correto de óleo de cozinha
O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância da logística reserva do óleo de cozinha usado, fazendo com que se evite o seu descarte inadequado e com isso possa retornar ao ciclo produtivo em grande escala. Explorando métodos usados por algumas organizações que coletam o resíduo dos problemas encontrados pelos consumidores após o consumo do produto e das iniciativas do poder legislativo no sentido da criação de leis sobre o retorno do resíduo, com o intuito de se entender os motivos pelos quais os resíduos deixa de ser reciclado em grande escala e retornado a produção. Uma vez que, com o seu retorno ao ciclo produtivo, há possibilidade de ganhos ambientais e econômicos.
O processo de fritura é uma operação que confere aos alimentos características de odor, sabor, cor e textura. O óleo pode se tornar um ingrediente capaz de introduzir alterações químicas provocadas pelo aquecimento prolongado.
Com a evolução dos tempos vem surgindo novos hábitos sociais de consumo alimentar. Essa mudança no comportamento do consumidor contribuiu para o desenvolvimento do comércio de refeições e alimentos, mas trouxe uma preocupação a mais para aos profissionais responsáveis pelos estabelecimentos: garantir a qualidade dos produtos e serviços fornecidos aos clientes (AKUTSU et al., 2005; BELLIZZI, et al., 2005)
No processo de transformação de matérias-primas, efetuado pelos restaurantes, são utilizadas várias formas de energia e são gerados diversos resíduos, como os óleos utilizados no processo de fritura, o que pode causar impactos negativos ao meio ambiente. Desta forma, a análise da atividade produtiva de um restaurante é de fundamental importância para minimizar os desperdícios, principalmente das matérias-primas utilizadas para esta atividade.
Perante o grande consumo de recursos naturais, cada vez mais as organizações estão incorporando em suas estratégias o conceito de sustentabilidade e