A importancia do brincar para crianças de seis a oito anos
A recreação em si é um meio de desenvolver atividades, estimulando movimentos de diversas maneiras, dando prazer em realizar algo. Isso é importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, lingüístico e moral, pois os seres humanos são movidos pela emoção e prazer, permitindo assim que grupos de pessoas e crianças interajam e tenham uma perspectiva do desenvolvimento de cada indivíduo.
É através das atividades de socialização, com orientação de atividades, que se melhora a conduta dos alunos e comportamentos. É importante desenvolver e estimular atividades diferentes, mas que fazem parte da natureza humana. Isso tudo faz com que valores sejam adquiridos, amenizando e acabando com a violência.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),
Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. (LEI Nº 8.069, 1990 - Art.59)
Portanto, é papel fundamental dos municípios fortalecerem serviços e programas que auxiliem diretamente as necessidades de crianças e adolescentes, ocorrendo tais atendimentos, automaticamente com as famílias para receberem auxilio e orientação com a ajuda de centros de convivências, serviços de recreação e lazer e desenvolvimentos comunitários.
A Prática da recreação busca levar o praticante a estados psicológicos positivos.
A recreação tem caráter hedonístico; está sempre ligada ao prazer; recreação busca prazer. É necessário tomar-se cuidado com a prática de determinadas atividades lúdicas que durante seu desenrolar poderão desviar-se e acarretar no praticante sensações indesejadas e negativas. (CAVALLARI, 2011)
A recreação propicia à pessoa o exercício da criatividade.
O momento da prática da recreação é propício ao desenvolvimento da criatividade, pois é uma atividade que não há cobrança. É o momento de ser criativo, pois não há nada a