A importancia do brincar - KISHIMOTO
Ao enfatizar a importância do brincar na educação infantil Ela aborda porque a criança tem que brincar para ultrapassar suas fases. Através das brincadeiras a criança desenvolve em vários aspectos social, afetivo-emocionais, motor, cognitivo e corporal. É através do lúdico, ou seja, da brincadeira que ela se expressa diante do mundo, demonstrando suas emoções.
Com o lúdico (brinquedos e brincadeiras) é que a criança consegue adquirir conhecimento, ter flexibilidade, ela sempre terá uma regra para impor, ela aprende a dialogar, enfrentar as situações diversas, solucionar problemas, desenvolvendo um raciocino rápido, tem liderança de escolha, superar limitações e desenvolvendo-se com indivíduo e por esse motivo é necessário que a brincadeiras esteja presente em todas as áreas do conhecimento. Com imaginação, apresentação, simulação, as atividades com jogos são considerados como estratégia didática, brincadeiras de faz de conta, facilitadora da aprendizagem, quando as situações são planejadas e orientadas por professores eles estão dando a oportunidade da criança na construção de algum tipo de conhecimento, alguma relação ou desenvolvimento de alguma habilidade, onde ela descobre o mundo dela.
A escola de educação infantil precisa dar mais importância para isso disponibilizando espaços, materiais, estruturas e o mediador coisas necessárias, muito além de uma sala de aula com fileiras de cadeiras e sim com estruturas especificas com um intuito de interagir e mediar as crianças com a realidade delas dando um sentido origiral, criando um espaço onde elas possam desenvolver a brincadeira de faz de conta. O educador também precisar estar atento ao que cada criança precisa para se encaixar melhor na atividade que ela esta desenvolvendo, é preciso ampliar e modificar tais ambientes quando a brincadeira vai evoluindo, procurando diversificar situações para que ela possa cada se desenvolver adequadamente. O ponto principal é educar e