A importancia do associativismo na comunidade
PROJETO DE AÇÃO
Santa Luz / BA
2011
A IMPORTANCIA DO ASSOCIATIVISMO NA COMUNIDADE
PROJETO DE AÇÃO
APRESENTAÇÃO
O associativismo constitui-se numa exigência histórica e profunda de melhorar a qualidade da existência humana. O social é a ambiência normal do humano.
O associativismo é tido como uma das melhores possibilidades, pois faz com que a troca de experiências e a convivência entre as pessoas se constituam em oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
No Artigo 174, § 2º, da Constituição Federal Brasileira está consagrada a liberdade de associação quando estabelece que “a lei apoiará e estimulará o cooperativismo e outras formas de associativismo”.
Ela determina ainda em seu Artigo 5º - Inciso XVIII que a “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
Nesta discussão o associativismo se faz entendido como uma força estratégica para a melhoria das condições locais de vida das pessoas e de uma população, sob todas as suas dimensões, culminando com a ideia de desenvolvimento.
A esse respeito observa Frantz (2002, p. 25), “(...) potencialmente, o associativismo, a cooperação, contêm o desenvolvimento local (...). A associação expressa uma relação dinâmica, uma relação em movimento, em direção a um lugar melhor pela cooperação”.
Acrescenta ainda que “o desenvolvimento é um processo também fundado em relações sociais associativas, das quais podem nascer formas cooperativas”.
Observa-se que aqui se revela um espaço à participação extensiva e intensiva dos recursos humanos em que a co-responsabilidade remete a parcerias estáveis e para relações mutuamente proveitosas, cujas transformações não ocorre da noite para o dia, mas sim caminhando em etapas, solidariamente, e sustentadamente, capturando a sinergia liberada.
Sergio C. Buarque (2002, p. 25) conceitua desenvolvimento local “como