a importancia do agregado graudo na engenharia civil
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil
A importância do agregado graúdo na construção civil
INTRODUÇÃO
Os agregados graúdos são materiais com forma e volume aleatórios, com dimensões e propriedades voltadas para a elaboração do concreto utilizado na construção civil. Têm o custo reduzido, além de exercer consideráveis influências na estabilidade e durabilidade do produto, tendo como principais representantes a areia e a brita. Por sua total importância e responsabilidade, merecem uma atenção especial no caso de qualquer construção civil.
CLASSIFICAÇÃO
Geralmente, a classificação dos agregados é feita quanto à origem ou às dimensões das partículas.
Quanto à origem:
Naturais: encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização, como areia de rios, cascalhos, pedregulhos,...
Artificiais: são obtidos através do britamento de rochas: pedrisco, pedra britada,...
Industrializados: aqueles obtidos por processos industriais , como por exemplo argila expandida.
Quanto às dimensões das partículas:
Agregado miúdo: areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm.
Agregado graúdo: é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8mm.
CARACTERÍSTICAS E SUA IMPORTÂNCIA
O conhecimento de certas características dos agregados é uma exigência para a dosagem dos concretos. A porosidade ou massa específica, a composição granulométrica, a fórmula e textura superficial determinam as propriedades do concreto no estado fresco. É mais apropriado dividir as propriedades nos seguintes grupos, baseados na microestrutura e condicionantes de fabricação: