a importancia de primeiros socorros na educação física
A educação física no Brasil ao longo da história passou por diversas transformações, e o seu objeto de estudo continua sendo o mesmo, o corpo e seus movimentos.
Segundo as diretrizes curriculares nacionais na resolução nº. 7, de 31 de março de 2004 em seu artigo 3º conceitua a graduação plena em educação física como:
[...] uma área de conhecimento eu tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, nas diferentes formas de exercícios e atividades físicas como a ginástica, jogos, esportes, lutas, danças, desafios corporais, nas perspectivas de prevenção de problemas que são agravos á saúde e principalmente a promoção a saúde. (Nunes, 2004, p.01)
Nós como Profissionais da educação física trabalhamos com diversas práticas corporais, exercícios físicos, atividades que podem acarretar em lesões, problemas que podem agravar a saúde do aluno, o professor que está próximo do atleta não terá de imediato a ajuda de socorrista, sendo ele a pessoa mais próxima do lesionado, ele vai acabar sendo o responsável pela prestação de primeiros socorros.
O professor de educação física segundo Flegel(2002) afirma que desde o momento em que o docente pendura o apito no pescoço, ou está no período de aula, ele é indiretamente responsável pela saúde dos seus atletas.
Podemos usar como exemplo do quão é importante os primeiros socorros na educação física um levantamento que foi feito nas quatro universidades da região do Cariri, que possuem o curso de Educação Física , investigando se as mesmas trabalhavam com disciplinas de primeiros socorros. Das quatro universidades apenas a URCA(Universidade regional do Cariri) não trabalhava especificamente esta disciplina.
Ao fazer a pesquisa, os pesquisadores puderam evidenciar que os alunos dessa universidade não estavam aptos para situações de emergências, como lesões graves ou agudas, eles na maioria não sabia como agir, como prestar o primeiro socorro ao seu aluno.
Os pesquisadores