A IMPORTANCIA DE CONHECER A EQUIPE
Independente da função exercida no seu trabalho, você sempre pode ser um líder. Quando se fala em liderança rapidamente pensamos em chefe, em hierarquia. O líder, no entanto, não necessita de uma função formal. Se você coordena algum projeto, se você possui um profundo conhecimento técnico, se você é pai ou mãe, se as pessoas dependem de você, você pode escolher agir como um líder.
Confiar
Um dos pontos mais importantes da relação de liderança é a confiança. Ela é a base para qualquer relacionamento. Se você conseguir alcançar um ótimo nível de confiança com a sua equipe, terá percorrido a maior parte do caminho para atingir grandes resultados!
É impossível, no entanto, conquistar a confiança de alguém passando-se por outro, tentando enganar, fingindo. Como disse Abraham Lincoln: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo”. Se você não for verdadeiramente autêntico, será rapidamente “desmascarado”, e o seu relacionamento de confiança irá por água abaixo.
É importante, então, ser verdadeiramente autêntico. No entanto, apenas ser autêntico não é suficiente. Se a sua transparência mostrar uma pessoa egoísta, que não se importa com outros, focada apenas em dinheiro e mais dinheiro, o “ser autêntico” não irá te servir de nada.
Por isso, o “ser líder” começa dentro de você mesmo. Somente uma boa pessoa pode ser um bom líder. Além de ser honesto, justo, correto, com bons princípios, etc., é importante que o líder se importe verdadeiramente com sua equipe.
Se importar
Conheço pessoas que acham que se importar verdadeiramente é fornecer um salário suficiente e bônus por resultados. Isso é somente o básico.