A importancia da sondagem de solo
Para começar um empreendimento imobiliário é necessário um estudo prévio de todos os fatores que envolverão o projeto, especialmente com elementos que estarão ligados a estrutura da edificação. Tendo em vista esta abordagem, o presente trabalho tem a finalidade de descrever e mostrar a relevância da sondagem que é umas das etapas fundamentais para a concepção do projeto.
Analisando o cenário atual da construção civil foi constatado que algumas edificações de pequeno porte não utilizaram ou executaram de forma irregular o serviço de sondagem, isso foi notado a partir de estudos realizados em obras visitadas pelo grupo.
A razão pelo qual foi escolhido o tema é enfatizar a importância de conhecermos detalhadamente o solo onde será construída a edificação, uma vez que este suportará toda a carga solicitante gerada pela edificação. Todos os trabalhos ligados à estrutura serão elaborados a partir deste estudo preliminar.
A sondagem é importante, pois detalha o ambiente onde a obra será erguida, evitando com isso uma série de patologias decorrentes de recalques sofrido pelo solo devido ao acúmulo de cargas, evitando assim possíveis retrabalhos. Pensando nisso, foram abordados casos reais onde a deficiência no conhecimento prévio do solo causou danos que prejudicaram no resultado final da obra.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO
2.1 Definição
No final da década de trinta (1938), inicia-se a fabricação do primeiro equipamento de sondagem à percussão do país, na oficina mecânica do recém criado (1934) Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT, anexo à USP. O equipamento foi confeccionado com base no projeto e nas especificações trazidas dos USA, pelo então chefe do serviço de solos e fundações do IPT, Engº Odair Grillo. O processo de sondagem executado com o equipamento fabricado, era o de percussão com circulação d'água, realizado através de dois tubos. Um tubo de aço de duas polegadas de diâmetro, e outro tubo galvanizado de uma polegada de diâmetro, dotado