A importancia da pesquisa no cotidiano escolar
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MÔNICA RODRIGUES FIORAVANTI ANTONIO
SÃO GONÇALO
2011
MÔNICA RODRIGUES
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao professor Luiz Fernando Conde Sangenis, como requisito de avaliação da Disciplina Filosofia da Ciência.
SÃO GONÇALO
2011
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe refletir sobre a importância das pesquisas no âmbito escolar, levando em consideração que nas ciências humanas não podemos generalizar resultados. A proposta é que pensemos um pouco sobre o que consideramos como ciência e senso comum. Até que ponto as insatisfações ou falta de participação não se dá pelo pouco ouvir e se democratizar o espaço escolar de maneira consciente e formativa.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto La Fabrica do Brasil, em conjunto com o Ministério da Educação, mostrou que existe um desejo de maior intimidade entre pais e professores, contudo os dois grupos entendem ser muito difícil a comunicação e interação entre os mesmos. O meu objeto de pesquisa é a escola, os pais e a democratização do projeto político pedagógico visando a participação efetiva da família. E o interesse por este tema se deu a dificuldade em entender por muitas vezes, como mãe, a proposta da escola em relação aos meus filhos. Essa experiência me fez repensar minha infância e período escolar, onde meus pais só eram chamados a escola para comunicar notas e eventos que aconteceriam, os pais de alguns amigos eram chamados para reclamações sobre mal comportamento. Como educadora vejo também o lado da escola, em que muitas reuniões se reduzem às reclamações de horários, mensalidades, merendas e professores.
Hoje como educadora que se interessa por um aprofundar nas questões da escola e mãe, entendo que o diálogo entre a escola e a família representa uma parceria muito importante na educação, para que juntos possam refletir a