a importancia da mulher na sociedade
O séc xx foi testemunha de incontestáveis transformações que levaram ao desequilíbrio e confusão dos papéis da mulher na sociedade,antes vista apenas como dona de casa,rainha do lar “a patroa”,hoje a realidade é outra a mulher que lutou com muita firmeza para poder ingressar no mercado de trabalho,lutou também por igualdade de direito com os homens nos diversos segmentos da sociedade.
A mulher é então um ser a que posso chamar de romântico, frágil e único. Contudo, para além da faceta, de mãe, feminina, mulher, etc., a mulher pode também ser trabalhadora, participativa e capaz de contribuir de algum modo para a evolução dos tempos e da nossa sociedade.
Foi a partir da Revolução Francesa, em 1789, que o papel da mulher na sociedade começou a alterar-se. A exploração e limitação dos direitos marcaram essa participação feminina e aos poucos foram surgindo movimentos pela melhoria das condições de vida, de trabalho, a participação politica, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos.
As mulheres cada vez mais participam no mundo não só da política mas também do desporto, da saúde, da engenharia etc.
1900 – papeis tipicamente femininos de esposa e mãe.
No inicio do século ainda sobre influência de grande domínio masculino, as mulheres figuram apenas no papel domestico e maternal.
Sua principal função era se preocupar com o bem estar de seu marido e filhos, zelando por estes através de suas atividades domesticas.
1930 – primeiro voto das brasileiras, em 1933, para a assembleia constituinte.
Em determinado momento da historia identificou – se que muitos políticos e partidos poderiam ganhar uma grande fatia se as mulheres obtivessem o direito do voto e foi somente por um caráter de obtenção de vantagem politica que muitos