A importancia da leitura para um aluno de Direito
A leitura no ensino superior é indispensável para a formação acadêmica e posteriormente para o exercício profissional. Aos acadêmicos de Direito é extremamente importante o domínio da boa comunicação, pelo fato que necessitam do controle da fala para convencer, persuadir e influenciar pessoas; por meio dela, adquirem-se mais conhecimentos e cultura o que fornece maior capacidade de dialogo e prepara melhor para atingir as necessidades de um mercado de trabalho mais exigente.
Não é uma tarefa simples aprender a ler, exige muita disciplina do estudante, isto só se adquire com muita pratica é necessário para entender o que se está lendo aprofundar-se no conteúdo. A leitura além de ampliar conhecimentos mantém os estudantes informados sobre as mudanças e as inovações do dia a dia. É, portanto, necessário, quando se fala de leitura além da compreensão do conteúdo, ter postura constante de busca.
Outro ponto é que a leitura constitui-se um instrumento de suma importância para o desenvolvimento do senso crítico do estudante e da capacidade de realizar questionamentos, participa de debates com mais propriedade e aprende a duvidar de situações pouco convincentes, um fator muito importante para os estudantes de Direito.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura, incluem oportunidades para ler de todas as formas possíveis. A vida acadêmica está