A importancia da geografia
Como estudar o mundo em que vivemos?
Quando falamos em mundo atual O, normalmente estamos nos referindo à humanidade e ao espaço que ela ocupa: a superfície do planeta Terra. O mundo que os seres humanos habitam, e no qual produzem modificações, é o espaço mundial. Como dividir esse mundo para estudá-Io melhor?
Veja na página a seguir o mapa da divisão política do mundo atual. Observando-o, vemos que quase toda a superfície da Terra está dividida em nações ou países.
Existem hoje quase duzentos países no mundo. Alguns, como a Rússia ou o Canadá, são imensos. Outros, como o Vaticano ou Mônaco, são tão pequenos que se torna difícil visualizá-Ios no mapa. Apenas a Antártida, um continente gelado, ainda não está dividida em países, embora até mesmo esse território seja disputado por diversas nações.
Um país pode ser estudado sob vários aspectos. Por exemplo: em termos de seus tipos de clima, de sua produção agrícola ou industrial, etc.; em termos de seu desenvolvimento econômico e tecnológico ou poderio político-militar; em termos de população (como e onde vivem seus habitantes, qual o seu padrão de vida, etc.).
Como você pode notar, existem diferentes critérios para estudar um país. Da mesma forma, o mundo em que vivemos pode ser estudado de diversas maneiras.
Atualmente, são seis os critérios mais utilizados para a divisão do mundo:
Em continentes: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida;
Segundo as paisagens naturais: áreas tropicais, temperadas, desérticas, etc.;
Em países ricos e pobres;
Segundo o tipo e o nível de industrialização de cada país;
Segundo as grandes associações econômicas e comerciais: União Européia, Mercosul e outros;
Segundo a cultura dos povos (religião, hábitos, costumes, etc.).
Portanto, para estudar o mundo é preciso regionalizá-Io. Regionalizar um espaço significa dividi-Io em regiões, em áreas que tenham, cada uma, algumas características importantes em comum. Normalmente se