A importancia da filosofia
Tendo como exemplo um pensamento do filosofo Espanhol Fernando Savater, filosofar é a soma do que conhecemos para conhecer o que não sabemos. Através da filosofia -se possível explorar o conhecido e o desconhecido, é importante adquirir o conhecimento.
O homem vive em meio a incertezas, este sentimento gera a necessidade do saber, do conhecer o desconhecido, buscar a resposta das incertezas, o tornado um ser pensante.
“Filosofamos partindo do que sabemos para o que não sabemos para o que parece que nunca poderemos saber totalmente; em muitas ocasiões filosofamos contra o que sabemos, ou melhor, repensando e questionando o que acreditávamos já saber. Então nunca podemos tirar nada a limpo? Sim, quando pelo menos conseguirmos orientar melhor o alcance de nossas dúvidas ou de nossas convicções. Quanto ao mais, quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar”.FERNANDI SAVATER
Repensar e questionar o que acreditávamos faz parte de uma mente filosófica em busca da certeza daquilo que se conhece.
A filosofia tem sua importância na educação por estar em constante busca do desconhecido em favor do que já se conhece. Na sociedade e o mundo em que vivemos existem questões e perguntas que ainda não estão claras, mesmo as que estão, precisam ser trabalhadas em prol da convicção desejada.
Sistema educacional
A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho. Isso ocorre de maneira variável. As comunidades primitivas e as tradicionalistas resistem mais á mudança, enquanto nas sociedades urbanas contemporâneas a mobilidade é muito maior.
Para o professor José Carlos Libãneo, “educar” é conduzir de um estado a outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais.