A importancia da estrada de ferro para a regiao carbonifera
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3 OBJETIVOS 3
4 METODOLOGIA 5
REFERÊNCIAS 5
1 A IMPORTÂNCIA DA ESTRADA DE FERRO PARA A REGIÃO CARBONIFERA
A minha escolha sobre a área de concentração que escolhi para o meu estagio foi sobre a historia regional, sobre a historia da importância da estrada de ferro, para o desenvolvimento de criciúma e região, não só no transporte do carvão mas também o de pessoas, e também a necessidade de contar um pouco sobre o desenvolvimento da nossa cidade pela historia da ferrovia.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Pereira (1998, pag 31)
“Quando da descoberta da américa latina, e logo em seguida do Brasil existiam continente uma grande diversidade natural e humana. Nas terras que depois viriam a constituir as colônias espanholas havia uma maior heterogeneidade do ponto de vista natural, enquanto do ponto de vista humano existiam comunidades em estágios de desenvolvimento mais avançado. No Brasil, em contra partida, havia uma relativa homogeneidade física, mas os povos que aqui viviam encontravam-se num estagio de civilização bastante primitivo e muitas regiões eram pouco habitadas.”
De acordo com Marcio (2003,p.72)
“Portanto na América portuguesa, os ameríndios (tupi, Gê, Aruaque) possuíam um desenvolvimento seminômade, dedicando-se a pesca, a caça, a coleta e a agricultura, já que as facilidades naturais não instigavam esses povos a construir uma civilização mais organizada. Restou aos portugueses então, a apropriação da terra, que foi explorada com produtos tropicais (pau-brasil, cana-de-açúcar, algodão e drogas do sertão), a dificuldade de utilizar mão de obra levou os portugueses trazerem para o Brasil escravos africanos [...]”
Rangel (1957, p.51) relata que a abertura dos portos foi,
“prova de singular energia para um pais pobre, sem mercado e cujo o principal capital era ainda o próprio escravo, cuja a