a importancia da contabilidade para a gestão empresarial publica
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL ii
6º Semestre
Duque de Caxias
2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO EMPRESARIAL E PÚBLICA
Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral do curso de graduação em Ciências Contábeis VI.
DUQUE DE CAXIAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, com o desenvolvimento da sociedade, surge a necessidade de um controle mais eficaz das contas públicas, com o objetivo de suprimir desvios do dinheiro público e gastos desnecessários dos recursos do estado. Nesse sentido leis são criadas com o intuito de regular a gestão dos recursos públicos e dificultar os desvios da verba pública.
Nesse contexto no ano de 2000 foi criada a lei complementar nº 101, que se refere ao novo código fiscal, este está alicerçado sobre quatro pilares básicos: planejamento, transparência, controle e responsabilização, provocando uma repercussão sobre a disciplina das finanças, com vistas a transformar a ficção dos orçamentos públicos no Brasil em instrumento de exercício legitimo da cidadania.
Diante do exposto salienta-se que, a Lei de Responsabilidade Fiscal reforça os princípios da Lei Federal 4320/64, apontando a necessidade da gestão responsável da receita e da administração do gasto público com eficiência na busca do equilíbrio orçamentário.
Reforça-se também a importância da contabilidade no processo administrativo e na gestão das empresas em geral, inclusive nas empresas cuja atividade é o agronegócio, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo o que representa uma grande necessidade de aprimoramento das empresas de todos os setores da economia, em busca de se