A importancia da compreensão da diversidade
O termo diversidade está relacionado a variedade e convivência de ideias, características ou elementos entre si, em determinado assunto situação ou ambiente. Significa pensar a relação entre o eu e o outro. Quando consideramos o outro estamos apontando como diferente. Não é igual a nós ou ao grupo que pertencemos, pois, estamos comparando com algum tipo de padrão que se aproxima da nossa visão de mundo, através de padrões preestabelecidos.
Ao analisarmos politicamente e culturalmente as diferenças veremos que elas são construídas ao longo do processo histórico, nas relações de poder, em que os grupos humanos tornam o outro diferente para fazê-lo inimigo, para melhor dominá-lo.
A diversidade é o reconhecimento da pluralidade de culturas presentes nas sociedades, com sua multiplicidade de significados, exigindo postura ética e política de respeito em vista da convivência democrática, enquanto que a diferença é classificatória, sendo apresentada com o processo de constituição e hierarquização desses significados.
Não se pode fingir que as diferenças não existem, elas estão arraigadas em nossa cultura, e isso é evidente nas manifestações que vemos todos os anos em nosso país. Por mais que se fale em respeito a diversidade, seja ela cultural, de gênero, ou raças ainda existe muito a ser feito. O diferente é excluído, ele não faz parte do padrão que foi imposto por uma sociedade dominante. O problema que a diferença expõe é imediatamente reduzido a uma questão de pertencimento e, como o outro não pertence ao nosso grupo, à nossa cultura o problema é ele. Temos dificuldade em pensar o contrário. Essa é uma visão etnocêntrica, onde a visão de mundo é imposta pelo nosso grupo e todos devem seguir, pois, dominamos e, portanto impomos nosso padrão de cultura que deve ser seguido pelo dominado. Um exemplo de etnocentrismo em nosso país é o racismo, velada e relegada como inexistente.
A diversidade traz em si um