A importancia da arte na educação especial
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
IRATI
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO campus Irati
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
IRATI
2011
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Há alguma tempo já existe preocupações no que diz respeito ao ensino/acesso da arte aos portadores de necessidades especiais, desde o ano 1991, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) desenvolve um programa de atendimento ao público portador de deficiências sensoriais, motoras e mentais. “Museu e Público Especial” é um dos o únicos projetos no Brasil que destaca a importância do museu como espaço sócio-cultural também para pessoas deficientes. Dessa forma, adapta exposições para que o público aprecie as obras de arte de forma não somente visual mas também sensorial, através do tato.
Mas é um outro aspecto que torna único o projeto “Museu e Público Especial”. Baseado numa proposta de ação educativa, ele tem como objetivo motivar e ampliar o conhecimento da arte a este público especial. Ou seja, educadores elaboram e aplicam atividades adaptadas às necessidades dos participantes incluindo utilização de material multisensorial e a realização de atividades práticas que contribuam para o entendimento da arte. É por isso que o projeto também oferece à comunidade assessoria, cursos e palestras, dirigidos principalmente a estudantes e profissionais ligados às áreas de arte-educação e educação especial, bem como exposições itinerantes e intercâmbios culturais e educativos entre escolas e instituições públicas e privadas.
Além de coordenar o projeto, a professora Amanda Pinto da Fonseca Tojal leciona o curso “Ensino da Arte na Educação Especial”, que trabalha com a instrumentalização de profissionais de educação, saúde e arte para o planejamento de aulas e cursos que destaquem a apreciação visual e