A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO
A IMPORTANCIA DA
ADMINISTRAÇÃO
Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que: compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais, entre outros.
A administração não está confinada apenas às fábricas, loas, escolas ou hospitais. Até mesmo um núcleo familiar requer certo grau de administração. Quanto maior o nível de complexidade de atividade definida pelo grupo formal, maior a necessidade de se aprofundar nos conhecimentos da ciência administrativa.
A teoria das organizações amplia de forma considerável o leque de organizações: as de transformação -fábricas; as de serviços –hospitais, bancos etc.; as assistenciais -igrejas. Há objetivos únicos múltiplos coletivos pessoais. á organizações, temporais e outras permanentes, sem perder de vista a classificação por tamanho e poder econômico, cuja relação é muito estreita.
A qualquer momento um indivíduo poderá, sozinho, ou em conjunto com outra pessoa ou em grupo, iniciar um negócio, necessitando ser administrado, para que, qualquer que seja o problema decorrente dessa união, ele seja minimizado, ou mesmo previsto, em função de um objetivo principal.
São muitas as razões pelas quais se inicia um negócio: a independência. a utilização de uma boa idéia, a projeção social, o poder. o desafio. Para que esses objetivos sejam atingidos, há necessidade de uma inter-relação intensa entre os membros do grupo que está no negócio e uma direção de trabalho oferecida pela forma como o negócio está sendo conduzido.
Há um corpo de conhecimento que é peculiar ao estudo da administração. No decorrer dos anos, certos conceitos têm sido desenvolvidos, a partir de informações obtidas de problemas vividos na vida real, associados com conceitos derivados de outros campos da ciência, que devidamente adaptados à