A import ncia dos fungos na medicina
Os fungos auxiliam a produção de medicamentos, denominados antibióticos. O primeiro antibiótico, a penicilina, foi descoberto por acaso por Alexander Fleming, que reparou numa determinada cultura de bactérias (Staphylococcus) que não se desenvolvia, contaminada por uma espécie de fungos (Penicillium). A descoberta dos antibióticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a saúde humana e a expectativa de vida da população. Passaram a ser curáveis doenças que antes eram mortais, como cólera, escarlatina, tuberculose, leptospirose. Certos fungos produzem toxinas poderosas que vêm sendo objeto de pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios capazes de interromper a síntese de RNAm nas células. Outro medicamento importante isolado a partir de um fungo é a ciclosporina, que torna possível os transplantes de órgãos ao reduzir a rejeição dos órgãos transplantados pelo sistema imunológico. Antigamente eram empregados apenas como antibacterianos, hoje os metabólitos fúngicos tem diversos usos, incluindo a biossíntese de colesterol.
Os fungos produzem outros metabólitos , como enzimas, proteínas e vitaminas, que no laboratório são transformados em ativos para muitos medicamentos.
Estudantes acompanham pesquisa de remédio contra câncer
Jovens foram escolhidos em concurso para conhecer trabalho de cientistas.
Publicado 04/05/2015 09:48:52
O solo Antártico é rico em fungos, que resistem ao frio extremo. E podem virar remédio para tratar um tipo de câncer infantil. “A leucemia linfoide aguda, é uma leucemia que ataca principalmente crianças de 3 a 5 anos de idade”, afirma o pesquisador.
É a doença que Tiago, 5 anos, combate bravamente no Inca, o Instituto Nacional do Câncer, no Rio. O tratamento provoca efeitos colaterais e muita dor. É difícil fazê-lo sorrir.
Denise da Silveira, mãe do Tiago: Muito sofrido você ver seu filho na cama, chorando. É muito complicado.
Fantástico: