A Import Ncia Do Estudo Da Hist Ria Local Nas S Ries Iniciais
A importância da aprendizagem de História nas Séries Iniciais, dimensionada entre o local e global, reside na possibilidade do aluno se perceber e se posicionar como sujeito dentro dos processos sociais.
A palavra “História” etimologicamente vem do grego antigo historie e significa aquele que vê; que se informa. Seu surgimento deu-se no século V antes de Cristo (a.C), nas sociedades ocidentais, mais especificamente, na antiguidade grega (Heródoto seria, senão o primeiro historiador, pelo menos “o pai da história”), mas que remonta a um passado ainda mais remoto, nos impérios do Próximo remo Oriente.
A História tem sua origem nos mitos e na tradição oral, unida à Filosofia, como forma de explicação da origem humana. No entanto, ela é tão antiga quanto à humanidade, devido à necessidade que é própria do homem de explicar para si mesmo sua origem e sua vida. Assim, ela começa com a narração daquele que pode dizer “eu vi, senti”.
Uma das maneiras de se estudar a história do Brasil é através de seus eixos (Colônia, Império e República), de modo fragmentado. Isto é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História no Brasil desde que foi efetivado como disciplina escolar do então recém-criado Colégio Secundário D. Pedro II, no final da regência de Araújo Lima, em 1837. Deste momento em diante, o ensino de História passou a servir a determinados objetivos políticos e seu método era baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos, servindo aos propósitos da escola tradicional. E esta visão da história foi predominantemente nos currículos escolares até meados dos anos 80.
A importância da História Local
A valorização dessa especialidade da ciência histórica é recente. Seu surgimento deu-se no segundo meado dos anos 80, trazendo uma nova perspectiva para o ensino de História: a aproximação das pessoas do processo histórico, rompendo com a história objetiva e tradicional, valorizando a