A Import Ncia Do Consumo Consciente
O que você já consumiu hoje? Pense bem: da energia elétrica à água para escovar os dentes e tomar banho, o pão, a manteiga, o café, o meio de transporte usado para se locomover, as roupas... Se você fizer uma lista do que consome diariamente, ficará chocada. Agora multiplique isso por bilhões de pessoas - já somos 7 bilhões e, em 2050, deveremos ser 9.
O fato é: se continuarmos no atual ritmo, até lá estaremos consumindo duas vezes o que o planeta pode oferecer. E aí a vida vai ficar complicada, primeiro porque os produtos e serviços serão muito caros, depois porque teremos que conviver com os efeitos da mudança climática (mais desastres naturais, extinção de espécies, aumento do nível dos oceanos...).
Não estamos falando para você parar de comprar comida, passar frio ou ficar no escuro, pois é impossível viver assim. Mas devemos nos conscientizar de que tudo o que fazemos tem impacto no ambiente. Segundo a oceanógrafa americana Sylvia Earle, estamos perto de chegar a um limite de onde não poderemos retornar. Preocupados com essa realidade, governantes do mundo todo se encontram no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 deste mês para discutir e definir as metas dos países para crescer de forma sustentável. Os próximos dez anos talvez sejam os mais importantes da história da humanidade: esse período determinará o que vai acontecer com a gente no futuro.
Entenda os impactos daquilo que você faz na sociedade, na natureza e na economia e mude o destino. Garanta um futuro melhor começando a fazer a sua parte já.
Água
Ela é vital para a nossa sobrevivência e também para a cadeia produtiva de quase todos os serviços e itens que consumimos - a agricultura usa, em média, 70% do líquido distribuído no mundo e a pecuária, 12%. Mesmo que pareça abundante, se colocássemos toda a água da Terra num balde de dez litros, a doce somaria apenas 13 gotas!
O que acontece - O uso indiscriminado acarreta um enorme desperdício. A falta de sanea-mento