A import ncia das Variedades Lingu sticas

414 palavras 2 páginas
A variedades na linguística são enormes, e por isso, é comum as pessoas se confundirem e não saber qual é a forma correta de falar.

O que acaba atrapalhando muito, pois você não é certo usar um português formal, sério, em uma conversa informal, ou usar o português informal, com gírias em uma situação formal.

Quando nós falamos de variantes é necessário entender que além de um código de comunicação, ele varia da mesma maneira que o ambiente varia e ele muda, assim como a cultura muda de um lugar para o outro. Existem muitas formas de se comunicar e todas elas acabam influenciando na maneira como você é visto, pois a fala em si, acaba que por muitas vezes definindo uma pessoa, mesmo que seja um pré julgamento, se a pessoa não souber se comunicar da forma que o ambiente e situação pedem, a pessoa acaba passando uma imagem errada.

Falando especificamente do português, além de ser uma língua falada em vários países, ele apresenta diferenças nas gírias locais entre uma região e outra, dentro do mesmo país. O que atrapalha muito o entendimento.
As principais diferenças na variação linguística são:
- Variações na escrita de certas palavras. Algumas palavras têm, em português de Portugal (pt-PT), pares de consoantes que correspondem a uma única consoante no português do Brasil (pt-BR). Exemplo: connosco, contacto, facto.
- Numerais. O que em Portugal significa mil milhões no Brasil diz-se bilhões, enquanto que biliões em Portugal equivale a trilhões no Brasil
- Acentuação variável. Devido à pronúncia padrão de cada país, as vogais "o" e "e" antes das consoantes nasais "m" e "n", quando tônicas, são fechadas no Brasil e abertas em Portugal.
- Uso do trema. As normas do Formulário Ortográfico de 1943, ainda em vigor no Brasil, preveem o uso do trema sobre o "u" nas sílabas "qüe", "güe", "güi" quando o "u" é lido: freqüente, agüentar, lingüiça.

- Significados diferentes. Algumas palavras têm significados diferentes nos dois países. Exemplo:
No Brasil, puto é uma gíria

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Cálculo 2
    80753 palavras | 324 páginas