A import ncia da multidisciplinaridade
Para se falar da importância de um ensino multidisciplinar, primeiramente é preciso definir esse conceito, que nos diz o seguinte:
Um estudo multidisciplinar acontece quando várias pessoas, como pesquisadores, estudiosos, profissionais de diferentes especialidades emitem seus pontos de vista, sobre determinado assunto. É um exame, avaliação e definição de um único objeto sob vários olhares de diferentes disciplinas, porém cada especialista faz a sua observação considerando o seu saber, não havendo articulações entre os diferentes pontos de vista acerca do mesmo assunto, pois cada um irá falar sobre o seu saber específico, ou seja, a multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, porém sem demonstrar as relações que possam existir entre elas.
A multidisciplinaridade corresponde à estrutura curricular das escolas hoje, a qual se encontra fragmentada em várias disciplinas.
Piaget nos diz que a multidisciplinaridade ocorre quando tem-se um problema, e para resolve-lo, é necessário informações de outras ciências , mas sem que essas disciplinas envolvidas sejam modificadas. E essa idéia foi muito válida para acabar com o ensino extremamente especializado.
Quando se busca estabelecer relações entre as disciplinas envolvidas, tem-se o que chamamos de interdisciplinaridade.
Atualmente, é de extrema importância que o ensino de ciências seja feito de forma multidisciplinar e interdisciplinar, pois com essas formas de ensino, tem-se a tentativa de desenvolver nos alunos um conhecimento próprio, sempre de uma maneira em que se possa organizar as disciplinas e seus conteúdos, e assim permitir que sejam formadas opiniões e competências humanas relacionadas aos conhecimentos matemáticos e científico – tecnológicos. Com esse ensino, que fica mais próximo da realidade dos alunos, procura-se desenvolver essas crianças, futuro do nosso país, para que tenham uma boa base de conhecimento para as