A IMPORT NCIA DA LOG STICA REVERSA
865 palavras
4 páginas
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSANa Resenha a seguir será tratado um assunto que nos dias atuais ainda é tema de muito debate entre as empresas o fenômeno chamado logística reversa.
Com o aumento do consumo, a necessidade de utilização de matéria prima e também a preocupação com o meio ambiente as empresas hoje necessitam se atentar para o processo logístico a fim de entregar os produtos para os clientes com a máxima eficiência, já no caso da logística reversa a necessidade é completar o ciclo do produto.
Devido à diminuição do ciclo de vida dos produtos, a padronização e a globalização o fluxo de mercadorias tende a aumentar ocasionando uma necessidade de reciclagem e descarte apropriado dos produtos consumidos.
Muitas empresas hoje fazem campanha a fim de mostrar que se produtos como pilhas e baterias, e agrotóxicos forem descartados de forma incorreta trazem risco ao meio ambiente e se os produtos que existe possibilidade de reciclagem forem corretamente reciclados trará benefícios para a empresa.
O profissional em logística precisa estar constantemente a par do estágio do ciclo de vida dos produtos a fim de poder adaptar os padrões da distribuição a cada estágio em busca da eficiência máxima. A logística reversa, para os fins de reciclagem e descarte, está presente no último estágio, o declínio. Neste estágio, o produto pode ser revertido em matéria-prima para a fabricação de outro produto ou ser descartado de maneira adequada. A logística reversa, pode apresentar-se nos demais estágios do ciclo de vida quando se trata de assistência técnica, erro de expedição, recall, produtos vencidos, entre outros.
O objetivo principal da logística reversa é a gestão e a distribuição do material descartado tornando possível o retorno de bens ou materiais constituintes ao ciclo produtivo agregando valor econômico, ecológico, legal e de localização ao negócio.
As atividades presentes na logística reversa abrangem diversas etapas como: coleta, inspeção, separação, compra,