A Import Ncia Da Inova O No Mercado Competitivo
04/10/2013
As pessoas frequentemente confundem inovação com processos tecnológicos. De fato, as melhorias na área de tecnologia em uma empresa, podem ser consideradas inovadoras, no entanto, outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, modelos de negócio, métodos organizacionais e novos produtos ou serviços.
As inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo e, por isso, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas, deixando-as em posição de vantagem em relação às demais. “A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo”, afirma Diogo Andrade, Web Design da Nova Tag.
A Nova Tag, é uma empresa que além de oferecer ferramentas que atualizam as empresas no meio tecnológico, também presta consultorias com soluções inovadoras que otimizam a estrutura virtual e também organizacional da empresa. “A inovação é um aspecto muito importante dentro da empresa, pois, com o passar do tempo, se a empresa não se preocupar com isso, vai ficando obsoleta. Quando a empresa se propõem a inovar, seja na sua metodologia de vendas, seja em um produto ou mesmo em um processo de fabricação, ela se torna mais competitiva no mercado podendo oferecer produtos melhores, a baixo custo ou com qualidade elevada diante dos concorrentes”, afirma.
De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções e serviços chegam ao mercado. A maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa P&D e desenvolvimento que contam com diversos pesquisadores.
Uma tendência que está se tornando cada vez mais forte é um modelo inovação aberta (ou open innovation), onde as empresas vão buscar fora de seus centros de P&D, ideias e projetos que podem ajudá-las a agregar diferenciais competitivos. A Nova Tag faz esse