A IMPORT NCIA DA COMUNICA O NAS ORGANIZA ES
Resumo: um dos principais fatores que cercam a transação numa organização, é a comunicação. Pode-se afirmar que a comunicação faz parte da área empresarial de Recursos Humanos. Assim, os administradores e líderes devem estar a cada dia mais atentos às transformações existentes no âmbito político, econômico e social, e ainda, aos avanços tecnológicos. Na atualidade, os clientes estão cada vez mais exigentes e informados, tornando-se a qualidade nos serviços não mais um diferencial, mas sim uma obrigação. O sucesso será garantido para as empresas que entendem ser a comunicação primordial, competitivo, construindo ainda uma imagem institucional, ganhando credibilidade pública, relacionamento ético e de responsabilidade social.
Palavras-chave: Comunicação, Clientes; Informações; Credibilidade e Responsabilidade Social.
1. INTRODUÇÃO
A comunicação é um ponto essencial no desenvolvimento de uma organização, pois o relacionamento entre os indivíduos só será possível e frutífero através de uma boa comunicação.
A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO, 2007, p.156).
Uma boa comunicação, bem administrada poderá gerar muitos benefícios a uma empresa, entre elas maior agilidade e clareza, sendo ainda responsável pelo desenvolvimento humano. Observa-se assim que a comunicação está presente em todas as relações, sendo responsável pela construção ou destruição dela.
1. A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Segundo Chiavenato (2006), os seres humanos são obrigados a cooperar uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar. Pode-se dizer que organizações são sistemas de atividades coordenadas por mais de 2 pessoas que cooperam entre si e só