A import ncia da argumentação para o profissional do direito
Prof. Anna Claudia Pompeu Torezan Andreucci A argumentação, embora pareça ser um tema novo desde a antiguidade é utilizado em textos, livros e discursos. Convence alguém e a pessoa passar a pensar igual a você, a arte da argumentação.
Na contemporaneidade estamos todos os dias, argumentando com o outrem, para convencer sobre determinado assunto ou até mesmo para participarmos de um determinado grupo.
Mas do que para qualquer individuo, a argumentação a retórica é de extrema importância para o profissional do direito, pois isto será o diferencial de cada advogado, distinguirá aqueles que terão um ótimo futuro e um fracasso total.
A argumentação busca através de um conhecimento o profundo um conjunto de idéias, fazer com que o leitor possa com clareza, entender e aceitar algumas premissas. Em um texto argumentativo em um processo são necessários alguns elementos, dentre eles iremos citar aqueles cujo julgamos fundamentais.
Começamos pela Afirmação, onde o advogado com uma pretensão acusatória relata fatos a serem discutidos em juízo. Em seguida o posicionamento referente ao caso apresentado, se esta ou não de acordo.
Surge o Quadro de Problematização esta relacionado com a moral quanto ao colocar a argumentação. Formulação de argumentos que para o advogado é a parte mais importante. E a Conclusão que é a expectativa de ter conseguido fazer com que o leitor compreenda e esteja de acordo com tudo aquilo que foi exposto.
Vale ressaltar que é terminantemente impossível um processo sem argumentação, uma vez que, desde o principio é necessário que o advogado em sua petição inicial descreva os fatos de forma sucinta, e o juiz ao julgar, discorra seu argumentos.
Nos processos judiciais, argumentação utilizado pelo profissional do direito, é parcial, pois para proteger um direito subjetivo, narra os fatos em defesa de um interesse.
O advogado deve sempre, elaborar um texto com