A implosão de um ícone
1- Que razões levaram a Kodak à situação descrita no texto?
A Kodak foi a empresa símbolo do capitalismo global até a decada de 90, tendo como principal produto o filme para fotografia e ocupando nos anos 80 cerca de 85% do mercado.
Com a crescente comercialização das câmeras digitais (Desenvolvido pela própria kodak) a empresa inicia um declínio e perde grande parte do mercado para os concorrentes que apostaram na inovação.
A empresa não investiu para acompanhar o que o mercado queria e isso fez com que o valor da marca caísse bilhões de dólares.
2- O que fazem empresas como a Guinnes para ultrapassar os 100 anos de vida?
Pensar no futuro. É a mesma idéia de pensar nas consequências do que fazemos hoje para as gerações futuras, é a base do conceito de desenvolvimento sustentável (Marketing 3.0). Claro que isso tudo deve estar alinhado à uma boa administração e uma empresa orientada para o mercado tem os conceitos de marketing como princípios.
3- Quais os principais erros que a Kodak cometeu e o que foi ou está sendo feito para corrigir cada um dos erros identificados?
Os principais erros foram resistência a mudanças, a cultura e a demora na tomada de decisão, fez com que o valor da marca caísse bruscamente de 7,8 bilhões de dólares, em 2003 para 3,8 bilhões em 2007.
Traçando estratégias para o salvamento da empresa, partindo de três tarefas principais: readequando o negócio de fotografia tradicional, já que este poderia sobreviver, ainda, cerca de 10 anos; escolhendo como ramo de negócio principal a montagem de bases para impressão digital; e se desfazendo das divisões de negócios que não fariam mais parte da nova estratégia da companhia, podendo assim, reduzir custos e recuparar o resultado positivo em seus balanços.
4- Você concorda com a afirmação do texto que, de certa forma, a Kodak foi vítima do próprio sucesso? Explique e justifique sua resposta.
Sim. Em certa medida, a Kodak foi vítima de seu