A implementação da nova ldb
Gestação de sistemas educacionais
Titulo: A implementação da nova LDB
Objetivo:
Compreender que as alterações curriculares acabam representando objetos de grande destaque para discussão na maioria das reformas no âmbito escolar, talvez por representarem um etapa em pratica nas salas de aula, onde os professores e os estudantes são os atores principais.
Justificativa
Compreender que as alterações curriculares acabam representando objetos de grande destaque para discussão na maioria das reformas no âmbito escolar, talvez por representarem um etapa em pratica nas salas de aula, onde os professores e os estudantes são os atores principais
Introdução
Notamos que políticas educacionais brasileiras dos diversos períodos históricos foram influenciadas por regionalismos culturais, socioeconômico e históricos, levando a diversas reinterpretações dos mais variados documentos oficiais que tinham como objetivo criar o ensino brasileiro.
Desenvolvimento:
Não basta conhecer teoricamente as legislações que permeiam as atividades de ensino. Faz-se necessário saber também sobre o contexto histórico em que as mais diversas iniciativas governamentais foram tomadas , para que se entenda um pouco mais sobre certas características dos diversos períodos dos sistema educacional brasileiro e seja possível aproveitar as experiências bem sucedidas,evitando reincidir nos erros passados.
Em 1961, surgi a primeira lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a lei 4024 / 61 ou simplesmente LDB / 61,como resultado do trabalho de dois grupos com orientações de filosofia partidária distintas. Os estadistas eram esquerdistas e defendiam que a finalidade da educação era preparar o individuo para o bem da sociedade e que só o Estado deve educar. Os liberalistas eram de centro direita e defendiam os direitos naturais e que não cabe ao estado garanti-los ou negá-los, mas simplesmente respeitá-los. A demora para aprovação da LDB / 61 trouxe-lhe uma conotação