A Imp
Vygotski
Wallon
Papel da Aprendizagem
Com sua visão construtivista, para Piaget o conhecimento está sempre em construção, do inicio ao fim da vida. Desde que nascemos, somos capazes de; assimilar e acomodar conhecimentos de maneira “equilibrada” nesse processo de aprendizagem. Assim o papel da aprendizagem se dá de acordo com “nosso desenvolvimento intelectual”, pois segundo a teoria cognitiva, uma criança de 0-2 anos não está avançada no estágio operatório concreto e sim se desenvolvendo ainda no sensório-motor.
“O aprendizado da criança começa muito antes de elas frequentarem a escola”. Para ele a aprendizagem está em tudo o que envolve a vida da criança, a criança aprende na interação com pessoas, objetos, na linguagem que a cerca e com a própria cultura que vem a formar sua maneira de vida. O papel da aprendizagem é desenvolver o homem de ser biológico para ser humano, segundo Vygotsky, só podemos nos desenvolver através do aprendizado.
A aprendizagem aqui é inserida para ambas as partes, não há como separar o professor do aluno, pois há uma interação nesse processo, tudo está em questão no desenvolvimento de ensino-aprendizagem; desde a formação do professor, sua visão do mundo em um todo e seu convívio social até o conhecimento dele no que envolve a vida da criança e seu meio social.
Papel do Professor
O professor deve observar qual a maneira que cada criança aprende e sua história e assim sempre melhorar sua prática educativa, pois seu papel é facilitar e desenvolvimento de aprendizagem da criança, que por sua vez já trás consigo sua própria bagagem de aprendizado.
O papel do professor é muito importante, na escola ele deve buscar formas gerais de ajudar o aluno a se desenvolver, estimular o cognitivo da criança (imaginação, criação e autonomia), mas para isso deve estudar toda experiência vivida por ela (cultural/ grupo social). O professor deve dar espaço para que ‘essa criança evolua’, porém ele é o mediador, ele tem que ajudá-la.
O professor