A imagem como processo na história da arte
I - Os primeiros vestígios humanos estão no Piauí.
II - A descoberta do fogo.
III - Figurações rupestres da Paraíba.
IV - As descobertas de Peter Lund em Minas Gerais.
V - Luzia, a primeira brasileira.
VI – Produção de texto.
VII – Técnicas do homem pré-histórico
VIII - Conclusão
I - Os primeiros vestígios humanos estão no Piauí
Segundo muitos cientistas, foi no continente africano que surgiram os “primeiros humanos”. Da África, nossos ancestrais deslocaram-se para outras regiões da Terra, ocupando os mais variados ambientes no decorrer de milhares de anos. Uma dessas regiões foi a América.
Há várias hipóteses sobre a ocupação humana da América, a mais aceita sustenta que os primeiros homens a chegarem à América vieram do norte da Ásia, através do Estreito de Bering.
As pesquisas arqueológicas sugerem que homens pré-históricos habitavam o Brasil há, aproximadamente, 50 mil anos. Os vestígios dessa provável presença humana foram descobertos no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, na gruta do Boqueirão da Pedra Furada.
Após inúmeras escavações, foram encontrados nessa região indícios de “fogões”, isto é, resto de pedra e carvão colocados em forma de círculos ou triângulos, no meio dos quais se fazia o fogo. Próximo a esses “fogões” também foi achado ossos de animais e pedaços de instrumentos de pedra lascada (raspadores, facas, machados). A partir desses achados arqueológicos, surgiram várias suposições sobre esses primeiros homens do Brasil. Calcula-se, por exemplo, que formavam bandos de caçadores e coletores, abrigavam-se em grutas, tinham o domínio do fogo e sabiam construir instrumentos de pedra lascada.
Gruta do Boqueirão da Pedra Furada
II - A descoberta do fogo
O fabrico de instrumentos foi o primeiro ato revelador de capacidades humanas. Ao produzir o fogo, o Homem deu um novo passo, ainda mais decisivo, para dominar a Natureza.
Os mais antigos vestígios do uso do fogo foram