A ilusão de servir
FATENE
PROF. CRISTIANE
MATERIAL AULA DO DIA 23 ABRIL
Definição de Serviço Social: uma prática social, uma tecnologia social que objetivava conformar a classe trabalhadora à ordem social capitalista.
Marco das origens do Serviço Social Para a autora, em 1869, quando em Londres surgiu a Sociedade de Organização da Caridade, devido ao pacto entre a burguesia, Igreja e o Estado, surgiam também as “primeiras assistentes sociais, como agentes executoras da prática da assistência social (...)” (66)
PROTAGONISTAS NAS ORIGENS DO SERVIÇO SOCIAL
IGREJA
ESTADO
BURGUESIA
PROLETARIADO
O PROLETARIADO
No Feudalismo eram camponeses.
Com a transição do feudalismo para o capitalismo (capitalismo mercantil), muitos camponeses foram atraídos para os centros comerciais e viraram artesãos.
Com o desenvolvimento do processo de industrialização, tanto os camponeses quanto os artesãos passaram a viver do salário.
A QUESTÃO SOCIAL
As condições precárias de trabalho;
Os baixos salários;
A exploração do trabalho da mulher;
A exploração do trabalho infantil, contribuíram para a organização da classe trabalhadora.
A BURGUESIA
Proprietária dos meios de produção;
Objetivava a concentração de riquezas, necessitando, para isso, explorar a força de trabalho do proletariado.
A organização dos trabalhadores ameaçava os objetivos da burguesia.
O ESTADO
A composição do Estado, no sistema capitalista, se formava de representantes das classes economicamente dominantes (burguesia e proprietários rurais). Nesse sentido, o próprio Estado, bem como as leis, protegiam os interesses das classes dominantes.
A IGREJA
Sempre influenciou os governos, a ciência, a filosofia, a educação etc.
Com as origens do sistema capitalista, o poder da Igreja também vinha sendo questionado. Ao mesmo tempo, a Igreja era uma das instituições que vinha desenvolvendo um trabalho junto às populações mais pobres, com uma filantropia