A IGUALDADE
h) Se multiculturalismo é o reconhecer as diferenças, como falar em igualdade? A igualdade que se busca é a de direitos, igualdade perante a lei, de direitos e deveres apesar das diferenças de costumes.
Entre igualdades nas diferenças encontramos a possibilidade de dialogar com o outro, de conhecer o diferente e de construir a nós mesmos e a realidade. Mais do que isso, é no equilíbrio discreto das igualdades e das diferenças que descobrimos quem somos e quem podemos ser. Descobrimos a beleza de poder olhar para algum outro, completamente diferente de nós e, diante do espanto que o diferente causa, encontrar no mínimo uma igualdade entre eu e o outro: a de sermos ambos seres humanos.
Infelizmente a desigualdade social não é apenas na cor da pele, no sexo, pelos bens que possuimos. Somos discriminados também pelo tráfico de influência, quer seja por uma abordagem policial, quer seja por um julgamento, ou ainda pelo cargo que você exerce numa determinada empresa. Pessoas ricas e influentes, desejam cargos eletivos para legislarem em causa própria. Recentemente assistimos no noticiário, a triste informação da discriminação ao jogador Tinga do Cruzeiro de Minas, as pessoas que discriminam, deveriam lembrar que vivemos num país em que 6% da população possuem fortunas que podem comprar qualquer bem material, só não podem comprar o conhecimento, o caráter e a dignidade das pessoas, somente com bastante informação teremos chances de apagar de nossas mentes e nossos corações, esta palavra horrível que se chama " DISCRIMINAÇÃO ". Para o homem, podemos ser