A igreja catolica na idade media
Como religião única e oficial, a igreja Católica não permitia opiniões e posições contrarias aos seus dogmas (verdades incontestáveis). Aqueles que por ventura desrespeitassem ou questionassem as decisões da igreja, eram perseguidos e punidos severamente, na maioria dos casos por mutilações, amputações de membros e ate mesmo a morte, as punições seguiam um rito fora da realidade em que vivemos atualmente, em busca de resultados que jamais seriam alcançados, ex.: a pessoa deveria passar por brasas e após essa passagem se fosse inocente não haveria bolhas proveniente de queimaduras.
Na idade Média, a igreja Católica criou o tribunal do Santo Ofício (inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião Católica). A inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que simplesmente eram contrários as ideias da igreja Católica, e não seguiam suas ordens.
A cultura como um todo na idade Média foi muito influenciada pela religião Católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Vimos no filme os vitrais das igrejas que traziam cenas bíblicas, ao meu ver com dois sentidos básicos, o primeiro didático de transmitir visualmente o evangelho para uma população quase que inteiramente formada por analfabetos, e a segunda, para repassar a população a fé na magnitude da igreja ora casa de DEUS e proteção contra os demônios, pois