A identidade profissional dos alunos do curso tecnico em enfermagem
TEMA
Identidade profissional dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Cenecista Santa Bárbara de Arroio dos Ratos-RS
INTRODUÇÃO
A palavra identidade surgiu relacionada com palavras como: clínica, conflitual, cultural, de gênero, de grandes grupos, de lugar, docente, negra, nacional, e de diversas outras. Por este motivo “identidade”, num segundo momento, durante as buscas, foi associada à palavra trabalho e profissão (para se aproximar mais do objetivo da pesquisa). Os descritores de “identidade e “profissão” totalizaram-se 206 no banco de resumo de teses e dissertações de CAPES, a partir de 1992. Nesses resumos, nos poucos casos em que a identidade foi associada à palavra projeto em nenhum deles foi esclarecido o conceito utilizado para o entendimento deste termo.
Sobre esta questão, Ferreira (1993:71) argumenta, que “a identidade profissional, parte decisiva no estabelecimento da identidade do ego, preocupa os jovens, pois lhe confere a sensação de ter algo a realizar, de ter objetivo na vida.” Isso significa dizer que o indivíduo encontra satisfação no trabalho,quando pode, “realizar seus valores, satisfazer seus desejos e realizar seus talentos” Ferreira (1993:65)
De modo geral, a identidade é difundida entre o senso comum como um traço que define o ser, uma característica estática do psiquismo do indivíduo e nesse sentido traz a idéia de que o ser humano pode reconhecer-se e descobrir uma essência que caracteriza o seu verdadeiro eu. Este viés é trazido por teorias subjetivistas como a Psicanálise, por exemplo, exemplificada na definição de identidade de Erikson (1987) como um senso interior de igualdade e continuidade, ou seja, uma representação de si mesmo que persiste ao longo do tempo e dá ao sujeito a certeza de saber quem ele é e para onde vai.
A saúde é a área que mais cresce e que mais precisa de pessoas trabalhando e atuando na área, afinal todos nós estamos à procura de uma vida mais saudável. Atualmente um