A identidade olfativa como elemento de brand equity
A Identidade Olfativa como elemento de Brand Equity
MARCELLO CALDAS BRESSAN
1
A Identidade Olfativa como elemento de Brand Equity
MARCELLO CALDAS BRESSAN
Olinda, Outubro de 2010. 2
Marcello Bressan
A Identidade Olfativa como elemento de Brand Equity
Monografia requisito
apresentada complementar
como para
obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda das Faculdades Melo. Integradas Barros
Diego Rocha
Olinda, Novembro de 2010. 3
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, professores e amigos que me incentivaram.
4
RESUMO
Partindo da premissa que o mecanismo do olfato ainda não é explicado de forma conclusiva pela ciência, podemos considerar que toda especulação relativa a este tema fica nebulosa ao tentar concluir sobre seu funcionamento. No entanto, existem fatos que são defendidos por perfumistas e casas de perfumaria renomadas que tem se provado, do ponto de vista pragmático, como conhecimentos aplicáveis e eficientes tanto na criação de fragrâncias como em sua utilização pela industria. Dito isto, a noção de que os odores que nos entornam são capazes de influenciar nosso humor e mesmo nossos sentimentos é utilizada de forma consciente pela industria, sem contar que entre nossos sentidos, é o olfato que comprovadamente retém as lembranças por mais tempo. A combinação destes fatores torna o olfato um aliado poderoso na criação e manutenção do patrimônio de uma marca. Palavras-chave: Olfato, Identidade de Marca, Valores de Marca.
5
ABSTRACT
Admitting that the olfactory mechanism remains unexplained by science, one might consider that any supposition around this subject lacks consistency. However, there are facts sustained by perfumers and renowned fragrances manufacturers that turned out to be reliable and perfectly suitable for fragrances creation and industrial processes.