A identidade cultural na pós-modernidade autor: stuart hall
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XIV
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
CATIANA BARAUNA REIS
FICHAMENTO
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Autor: Stuart Hall
Trabalho para ser apresentado ao Departamento de Educação-Campus XIV, como forma de avaliação do componente curricular: Tópicos Especiais de Estudo em Brasil IV, do curso de Licenciatura em História VII Semestre.
Orientador: Igor Trabuco.
Conceição do Coité
2012
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução por Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 20011.
O livro analisa mudanças estruturais e institucionais que desconstroem e fragmentam a identidade do sujeito, possibilitando em meio a essa crise, o surgimento do indivíduo pós-moderno. O autor inicia o texto afirmando que as velhas identidades que, por longo período, equilibraram o mundo social, estão entrando em declínio, possibilitando o surgimento de novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, visto até então, como um sujeito integrado. Portanto, a transformação dos modelos culturais de classe, gênero, nacionalidade, raça e etnia, veio a constituir uma “crise de identidade” para o indivíduo. Hall conceitua três tipos de identidades, justificando que desde o Iluminismo se supõe fundamentar a nossa existência como sujeitos humanos: sujeito do Iluminismo, visto como dotado de razão, a identidade permanece a mesma ao longo da sua existência; sujeito sociológico, a identidade é formada na interação entre o “eu” e a sociedade. Seguindo essa linha de pensamento, o sujeito que tinha a identidade unificada estava se tornando fragmentado e composto de várias identidades. Esse processo produz o sujeito pós-moderno, que não tem identidade fixa, o autor interliga esse fato a multiplicação dos sistemas de