A ideia de progresso científico
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO: HISTÓRIA
DISCPLINA: MODERNA II
PROFESSOR: MAIRTON
A ideia de Progresso científico (Paolo Rossi)
No texto A ideia de progresso científico, relata todo o processo de crescimento e formação do conhecimento científico, a partir de experiências com a natureza, na qual esse método foi o que se deu esse avanço no saber científico, abandonando os mitos e dando uma ideia de progresso. Esse progresso científico tal como a invenção da bússola serviu para contrapor o que os séculos anteriores possuíram de mais raro e precioso, mostrando as diferenças e conquistas entre Antiguidade e o período Moderno. A ideia de progresso e a concepção do saber científico de que tais ideias nasceram no momento em que uma enorme quantidade de descobertas vinha modifica profundamente o modo de viver e pensar dos homens.
Foi com a nova forma de pensar, com a nova forma de ver o mundo, e seu domínio da natureza juntamente com a filosofia que o homem substituiu uma cultura do tipo retórico-literário por uma do tipo técnico-científico, onde se pode perceber um crescimento de invenções e avanços em campos do conhecimento, como as artes, matemática e medicina. As conquistas da ciência e da técnica são testemunhos da superioridade dos modernos, elas oferecem a prova mais evidente do caráter progressivo do conhecimento. Vale ressaltar que inicialmente as invenções eram simplesmente para contemplar a natureza, não para futuramente algum indivíduo utilizar alguma invenção para trazer benefícios para um público maior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO: HISTÓRIA
DISCPLINA: MODERNA II
PROFESSOR: MAIRTON
A Ilha da Grã-Loucura (Christopher Hill)
O texto está diretamente ligado a cosmogonia e Deus, onde alguns autores afirma que o universo é perfeito, o movimento da terra é constante e não há necessidade da