A ideia de Deus
Tema: A ideia de Deus Em René Descartes.
O estudo deste filósofo para realização do presente trabalho monográfico, com toda certeza, parte de uma experiência analítica a respeito de sua famosa frase “Je pense donc jesuis”, isto é, eu penso logo existo. O tema ao qual escolhi sobre Deus trata de como o Filósofo René Descartes apresenta seu pensamento a respeito de Deus, sendo um ser que podemos conhecer de modo claro e distinto. Com a concepção de clareza e distinção, parti de uma semelhança que fiz com minha experiência xamânica, através da qual, na aldeia, o pajé nos ensina que podemos chegar a um conhecimento das coisas que estão ao nosso redor quando se apresentam com clareza e com sua diversificação, recordando assim o que os anciãos ensinam para se tornar um pajé, isto é um líder religioso na aldeia. Por isso com o estudo da filosofia nas disciplinas: teoria do conhecimento, metafísica e Historia da filosofia Moderna, este filósofo, veio a clarear algumas concepções que já tinha.
René Descartes é um Filósofo Francês, nascido na cidade de La Haye, perto de Tours em 1596 e morreu de pneumonia na Suécia em 1650. Com 10 anos foi mandado para estudar no colégio interno na cidade de La Fléche, um colégio recém-fundado dos jesuítas, lá permaneceu por nove anos, onde concluiu seus estudos. Hoje Recebe o titulo de “pai da filosofia moderna”, com certeza é um filósofo bem conhecido por todos os estudantes de filosofia e também em outras ciências. Suas pesquisas feitas contribuem para uma grande parte dos estudos filosóficos, como por exemplo, na lógica, filosofia da mente, epistemologia, metafísica, filosofia da Ciência e filosofia da Religião.
O presente trabalho que desenvolvi intitula-se: A Idéia de Deus em Descartes, considera-se que o tempo em que este Filósofo viveu se configura em períodos de várias transições, sendo um desses períodos marcados por dúvidas e enganos como, por exemplo, a ideia a respeito da