A ideia de cultura de massa surgiu no s culo XX
Como esse tipo de cultura é fruto do capitalismo industrial e da produção em larga escala, e essa incessante produção cultural voltada para atender o gosto e as necessidades da massa, acabou oprimindo outras formas de cultura pois só havia espaço para ‘aquilo que vende’.
Atualmente a cultura midiatizada comandada pelas novas tecnologias e formas de comunicação virtual aumentou a democratização das comunicações, a internet por exemplo, fez com que o fluxo de informações e a comunicação se tornasse mais rápida, globalizada e livre.
Com o poder que a mídia tem hoje, ela é capaz de moldar valores e gostos que constituem a identidade do indivíduo, porque mostra maneiras de ser, agir e pensar em sociedade, ou seja, criando padrões. Esses padrões são transmitidos para nós a partir dos produtos da indústria cultural, o cinema, imprensa, o rádio, a televisão e músicas.
A principal diferença entre a cultura de massa e a cultura midiatizada é que a primeira busca a homogeneização dos padrões para que possa atingir a massa, e a segunda usa de um cenário de heterogeneidades, onde existe grande interação social, fluidez de informações e a comunicação quase que instantânea. Porém, ainda com o advento da globalização, algumas discussões ainda persistem como o explicito distanciamento entre pobres e ricos e conflitos de ordem ideológica, cultural ou econômicos.
Hegemonia significa simplesmente liderança, a palavre vem do grego “hegemon" = líder. A hegemonia também tem outro significado desenvolvido pelo filosofo italiano Gramsci, segundo ele, hegemonia