A idade do liberalismo
A idade do liberalismo
Segundo o autor Rémond o liberalismo revelou-se como um conjunto de princípios e idéias que orientou e organizou os procedimentos políticos na perspectiva da ordem burguesa.
Buscavam se libertar das medidas que existiam no Antigo Regime. Quando os liberais tiveram de lutar contra as monarquias absolutistas do Antigo Regime, contra a Igreja Católica e todas as forças obscurantistas, os liberais foram subversivos, progressistas e revolucionários. À medida que tomaram o poder, tornaram-se conservadores, defendendo as suas conquistas.
De acordo com o autor os liberais transformaram as sociedades européias. Na Inglaterra, na Holanda e nos países escandinavos, as mudanças ocorreram pelas reformas. Em outros países (a França especialmente) a revolução foi o método utilizado para acelerar a evolução econômica, social e política.
A sociedade liberal tem como principio a igualdade de todos perante a lei. Porém, no campo social, as desigualdades aumentaram, gerando terríveis injustiças. Com o passar do tempo as forças liberais foram ficando fracos ate se dividirem em duas partes os que apoiavam a filosofia liberal e os que apoiavam a unificação. Portanto o liberalismo reconhece a liberdade de expressão, defende a oportunidade de todos adquirirem conhecimento, mas eles também vêem o dinheiro como um fator de libertação que pode vir a os da grande mobilidade social, fazendo assim desta sociedade aberta uma sociedade também desigual.
2-Escreva outro texto, contendo cerca de 10 linhas, comentando o mesmo capítulo.
Com base no estudo do texto do autor Rémond, podemos perceber que o liberalismo se expandiu após a derrocada do Antigo Regime. Então o século XIX, ficou conhecido como o século que produziu diferentes visões de mundo e nele, a burguesia, com base nos intuitos do movimento liberal, começavam a