A Humaniza O Do Trabalho Para Os Profissionais De Enfermagem
Introdução
Baixas remunerações, pouca valorização da profissão e descaso frente aos problemas identificados pela equipe, especialmente quanto ao distanciamento entre o trabalho prescritivo, o preestabelecido institucionalmente e aquele que realmente é executado junto ao cliente, são exemplos de situações difíceis a qual a maioria dos profissionais é submetida, e devem ser analisadas no processo de humanização no trabalho.
Apresentaremos, o cuidado terapêutico como um cuidar diferenciado e profissional, baseado na visão singular e solidaria entre o trabalhador e o cliente.
Processo de trabalho da enfermagem
Constituídos por diversos setores e profissões, as organizações hospitalares são sistemas complexos, expondo funcionários a situações emocionalmente intensas tais como vida e morte, o que desencadeia alterações emocionais. Outro fator que agrava tal situação é o fato de o trabalho ser executado de forma fragmentada.
Alterações no mundo do trabalho, culminarão na redução do desgaste da saúde destes trabalhadores frente a estrutura hierárquica centralizadora. Além de abrandar a situação de alienação e estagnação pois fazer parte de uma estrutura que valoriza procedimentos padronizados e rotineiros, não considerando a singularidade de cada indivíduo.
Humanização: um caminho a ser percorrido
Em 2000, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar foi implantado pelo Ministério da Saúde, que mais tarde tornou-se a Política Nacional de Humanização, visando atender as demandas manifestadas pelos usuários e trabalhadores dos serviços de saúde.
Métodos
Realizado durante os meses de setembro e outubro de 2005 na unidade de terapia intensiva geral de santa casa de misericórdia, em pelotas-RS, o estudo de natureza descritiva e exploratória seguiu os procedimentos éticos exigidos pela resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina