a hora e vez augusto matraga
Planejamento
Definição e estruturação de negócios
A definição do negócio de uma empresa é definida por quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes. Podemos dizer que é o que a organização oferece (serviços e/ou produtos) ao seu público-alvo.
O sucesso e desempenho desse negócio requer que todas as atividades e processos sejam compreendidas e gerenciadas, onde a busca pela otimização e melhoria dos processos seja constante afim de atender as necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível dos processos .
A estrutura organizacional deve ser de acordo com os objetivos, atividades e estratégias estabelecidos pela organização, onde são divididas, organizadas e coordenadas. Inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe um modelo de estrutura organizacional em que todas as empresas possam seguir, existe aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização. A estrutura depende inteiramente da definição dos objetivos e deve facilitar: o fluxo de informação; favorecer a geração de idéias, inovar e possibilitar uma visão ampla da organização.
Planejamento da gestão de processos
Definir os processos da empresa é necessário, pois quando são definidos e decompostos adequadamente no percurso do processo, desde o evento inicial até a produção de um determinado resultado, dão um retorno positivo para organização. São nesses processos que são definidos os procedimentos que proporcionarão a organização a caminhar de forma direcionada ao objetivo final: entregar um produto ou serviço de qualidade, que atraia novos clientes e seja lucrativo.
Após a definição dos processos é fundamental a identificação dos processos essenciais da organização: o macro fluxo. Ele permite conhecer qualquer processo resumidamente, por meio dos principais elementos contidos. Com isso, se