A hora sagrada (Ritmo da vida)
Página 178 á 186
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Língua Portuguesa produção e interpretação de textos l do 1º período, noturno, do curso de Pedagogia, da Faculdade Doutor Leocádio José Correia.
Professora: Valdenir Ormeneze Zanini.
Curitiba
Abril / 2014 Ritmo da vida
A hora Sagrada
A hora sagrada é um tempo de renovação e revigoramento. Um tempo de nutrição espiritual. Um tempo para desacelerarmos e lembrarmos-nos do que é realmente importante. A hora sagrada é a oportunidade de focalizarmos e redirecionarmos nossas vidas. Um tempo de sonhar e visualizar. Mas não devemos limitar nossas orações a essa única hora diária.
Quando termino minha hora sagrada, eu me sinto pacificado e confiante de poder lidar com os acontecimentos e situações que aparecem a minha frente. Mas é muito fácil perder a paz e o foco cinco minutos depois de voltar à lufa - lufa da vida cotidiana.
Eu procuro sustentar o efeito da hora sagrada com uma técnica espiritual muito antiga e simples: repito para mim várias vezes, centenas de vezes mesmo ao longo do dia. Esta técnica, conhecida como mantra, é usada há séculos em diferentes tradições religiosas. A frase que gosto de usar é a primeira linha de uma prece atribuída a São Francisco de Assis: “Senhor fazei-me instrumento de vossa paz.”
Ao longo do dia – nos intervalos entre duas tarefas, nos minutos que eu passo dentro do carro indo de um lugar para outro, nos momentos de frustração, pressão raiva e decepção – eu repito essa frase sem parar . Lentamente. Conscientemente. Deixo que ela chegue as profundezas do meu ser.
Logo passa ser uma espécie de segunda natureza reagir internamente a certas situações antes de responder a elas externamente. Refletir, em vez de falar ou gritar.
Experimente.
Escolha a sua frase. Uma citação, uma palavra, uma expressão que tenha o poder de recolocar as coisas em sua perspectiva correta. Você descobrirá que o dia tem muitos